29 January 2009

QUANDO IREI DESPERTAR?

Depois de anos e anos de intensa busca, depois de anos de meditação e autoquestionamento e questionamento do pensamento, tudo o que restava era desespero e frustração. Eu queria o despertar e a iluminação sobre o que eu tanto tinha lido. Eu queria paz, e eu nunca parecia capaz de chegar a esse lugar. O que eu não podia ver, então, era que havia um "eu" separado buscando por todas essas coisas. Eu queria o despertar e a iluminação, mas eu os queria para "mim". E era o "mim" que era a dificuldade, era o sentimento de ser uma pessoa separada que estava no centro da minha frustração. Eu estava tentando dar fim ao ego, usando o ego. Tentando dar fim ao pensamento, usando o pensamento. Eu estava perdido nesses círculos viciosos da mente. Buscar o fim da busca, era buscar mais do que nunca.

E isso se auto-exauriu. Você não pode despertar. Eu não posso despertar. Não existe tal coisa, uma pessoa desperta. Veja, isto JÁ é completamente desperto. Existe apenas o despertar. E é o individuo, a pessoa, quem pensa que é separada disto, e pela separação, ela busca o despertar. Tudo o que essa busca está fazendo é alimentar o sentimento de separação.

Então a pessoa pergunta "quando irei despertar?", como se fosse alguma coisa que possa acontecer com "ela"! Mas você é apenas um pensamento. A pessoa que pode despertar ou não, é apenas um pensamento aparecendo agora. Sua vida inteira, sua história de vida, seu passado e futuro - tudo apenas um pensamento. E UM PENSAMENTO NÃO PRECISA DESPERTAR. Esse pensamento já está aparecedo na Unidade. E no VER isso, existe uma claridade que uma "pessoa" jamais poderia alcançar.

A questão "como posso despertar?" nunca pode ser respondida. A BUSCA ESPIRITUAL É A BUSCA PELA RESPOSTA. Quando é percebido que o indivíduo que faz a pergunta é apenas um pensamento, isto e todas as perguntas desaparecem. É um mergulho no não-saber.

Na verdade, o despertar é o que faz a pergunta. A Unidade está fazendo essa pergunta. Você não está fazendo isso. A pergunta "quando alcançarei a Unidade?" já está sendo feita pela Unidade. A Unidade disfarçada de "você", fingindo querer respostas para suas perguntas imaginárias!


Jeff Foster