14 May 2009

O MITO DA "ILUMINAÇÃO"

Ver a iluminação como um momento de "suprema bem-aventurança" significa que você tende a rejeitar os momentos que não são assim, o que é, claro, a maior parte do tempo. E, quando eu estava nesse estado de bem-aventurança, eu também estava com medo de que isso pudesse desaparecer, e evidentemente assim foi.

Eu via a iluminação como um estado "futuro", que contrastaria com aquele em que eu estava naquele momento. Psicologicamente eu estava constantemente rejeitando o presente e me esforçando para chegar a algum tempo futuro, quando eu "alcançaria" a iluminação.

A iluminação, conforme eu a percebia - ou seja, um estado de bem-aventurança, sem problemas - não existe. Este é o mito da "iluminação".

A verdadeira Iluminação é o ver através da ilusão da vida - a ilusão de separação e dualidade. É a remoção da "capa" do ego - os pensamentos, conceitos, identidade e idéias que fazem o ego. O que sobra é uma corrente de pura Consciência que é Agora. Nenhum guru, nenhum ensinamento ou autoridade pode tocar esse estado de puro ser, o ponto zero da consciência.


Steve Williamson