23 September 2010

POR QUE PENSAR EM REENCARNAÇÃO?

Se eu conheço a mim mesmo como pura Consciência, pura luz sem forma, isso significa que quando eu deixar essa aparente entidade, essa personalidade, esse ego, isso tudo irá se dissolver completamente? Se a resposta é sim, quem são aquelas entidades mortas que algumas pessoas têm a habilidade de ver e até mesmo interagir e ajudá-las em sua transição? Isso é ao mesmo tempo real e confuso... e o que você me diz sobre reencarnação?

Se realmente sabemos que a Consciência é tudo que existe, essa pergunta não surgiria. Não é que a entidade separada seja impermanente - ela é inexistente. A entidade separada é um produto da imaginação, quer ela apareça no estado de vigília, de sonho ou de após a morte. A entidade separada não faz transição para nenhum lugar. Como uma entidade não-existente poderia fazer alguma transição?

Por que pensar em reencarnação? Você não está encarnado, muito menos reencarnado! Encarnado significa "nascido no corpo". Veja com clareza que a Consciência que você, neste momento, intimamente, sabe que é, não está localizada no corpo nem é o corpo.

Quem é o "eu", o você, que irá deixar "essa aparente entidade, essa personalidade, esse ego"? Este eu não tem que deixar nada, ou ir a lugar algum - já é inerente à sua natureza estar liberto da entidade separada.

E quem é "essa aparente entidade, essa personalidade, esse ego" que precisa ser deixada? Ela morre ou desaparece sempre que o pensamento ou sentimento a seu respeito cessa. Em outras palavras, ela está constantemente morrendo.

De fato, em primeiro lugar, ela nunca esteve viva. Como uma entidade, ela é apenas um objeto, como uma mesa ou uma cadeira. Se procuramos por essa entidade, nós nunca a encontramos. Nós encontramos, em vez disso, a Consciência, ou seja, ela encontra ou reconhece a si mesma - a Consciência que nunca muda, aparece ou desaparece, nasce ou morre.


Rupert Spira