17 October 2009

O CAMELO

Era uma vez uma caravana de 30 camelos que estava viajando pelo deserto do Sahara a caminho do Cairo, o grande mercado do Egito. A tarde caía, e o Sheik e sua caravana decidiram acampar em sua primeira noite de sua longa jornada através do deserto, e descansar.

Quando os cuidadores dos camelos os estavam amarrando em estacas presas na areia, eles perceberam que haviam trazido apenas 29 cordas e 29 estacas de madeira, quando na realidade precisavam de 30. Sem saber o que fazer, um deles foi procurar o Sheik: "Mestre, temos 30 camelos, mas trouxemos apenas 29 cordas e estacas, o que devemos fazer?"

O Sheik ponderou por alguns instantes e então disse: "Esses camelos são animais bem estúpidos, simplesmente finjam que o estão amarrando e ele vai ficar no seu lugar durante a noite."

Eles seguiram as ordens do Sheik, e fingiram que amarravam o camelo com uma corda ilusória, numa estaca ilusória e, como previsto, o camelo lá ficou toda a noite, sem sair uma polegada do lugar onde estava, acreditando firmemente que estava atado a uma corda real.

Na manhã seguinte, depois de desatar os camelos, a caravana estava pronta para prosseguir, quando os cuidadores foram fazer uma última checagem para ver se não haviam deixado nada de importante para trás no acampamento. Para sua surpresa, o camelo que eles haviam fingido amarrar na noite anterior não se moveu, e ainda estava no mesmo lugar.

Novamente, um dos cuidadores dos camelos, foi saber o que fazer com o Sheik: "Mestre, o camelo que fingimos amarrar na noite passada, conforme nos instruiu a fazer, agora não se move, e não está seguindo a caravana como os demais camelos. O que devemos fazer?"

O Sheik, sendo um homem de grande sabedoria, ponderou mais uma vez e respondeu: "Ahaaa! A única razão pela qual esse camelo não se move, é porque ele não percebeu a verdade, ele não sabe que já está livre, ele ainda acredita firmemente que está amarrado a uma corda ilusória que não existe, vocês simplesmente esqueceram de fingir que o desatavam!"

Pergunta, surpreso, o cuidador: "Mestre, o camelo sempre esteve livre, nunca existiu uma corda a amarrá-lo, apenas a crença de que havia uma, mas ainda assim recusou-se a aceitar que estava livre para mover-se e perambular livremente?"

O Sheik espondeu: "Sim, é isso mesmo. O camelo já é livre, mas um camelo é um animal muito estúpido, ele não irá questionar sua crença e olhar se existe realmente uma corda que o amarra, ele não aceitará que é livre, de modo que vocês devem ter o cuidado de fingir que o desatam e fazer com que sinta que está sendo libertado. Tratem de fazer um grande show, com movimentos exagerados, para que ele se convença que vocês o estão libertando dessa falsa crença de prisão, dessa falsa crença de estar amarrado por uma corda imaginária - e então ele aceitará que tem liberdade, mesmo sem nunca ter estado preso!"

Jean-Pierre Gomes