05 July 2010

UMA TELA, UM FILME

Imagine que você está assistindo a um filme no qual dois homens caminham em sua direção. O cenário é um deserto. O sol está a pino e vê-se uma enorme cadeia de montanhas ao fundo.

Um dos homens para e diz para o seu companheiro... "Você já se deu conta de que isso tudo é uma ilusão, e que nós somos apenas variações de uma única luz que aparece como sendo nós, o sol, o céu e todo o cenário?"

Seu amigo parece intrigado, e ele continua. "Todo esse mundo que vemos é uma tela plana, embora ela apareça como se houvesse espaço em torno de nós."

Agora seu amigo começa a ficar preocupado. Ele começa a pensar que seu companheiro talvez tenha sido afetado pelo calor, e então lhe pergunta: "Você está se sentindo bem?"

"Completamente bem! É que está subitamente óbvio que tudo isso não é realmente nada além de uma engenhosa ilusão que aparece sobre um único pano de fundo."

"Realmente?" - pergunta seu amigo, ficando ligeiramente incomodado. "Por favor, mostre-me esse pano de fundo."

"Bem, veja, aqui está; bem aqui, tocando em nós, conduzindo-nos. Ele contém tudo o que vemos." Ele se volta e aponta para a tela. Seu amigo segue o seu dedo, mas não vê nada além das montanhas distantes.


Leo Hartong